Neste último sábado (31/03/2012) aconteceu no auditório da UFPA Campus Cametá-PA, a 1ª Conferencia Livre sobre Transparência e Controle Social da Gestão Pública. A realização do evento é fruto de uma parceria entre o Instituto ARVORESER, UFPA, Blog Só na Mutuca e os Grupos de discussão (Facebook) “Cametá-PA: cultura, pessoas e polêmicas” e “Acorda Região do Baixo Tocantis“.

Tendo como tema A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, A 1ª Consocial é um marco histórico na política nacional e ferramenta para o processo de consolidação da democracia brasileira. Embora a temática seja recorrentemente tratada em outras conferências, esta é a primeira vez que um processo conferencial se dedicará ao debate exclusivo de temas como Transparência, Controle Social e Prevenção e Combate à Corrupção.

A 1ª CONSOCIAL Livre de Cametá foi uma etapa preparatória para a Conferência Nacional em Brasilia no mês de Julho deste ano. Na oportunidade foram proposta 10 diretrizes/propostas para o Plano Nacional de Transparência e Controle Social.

O evento contou com a participação de servidor do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção (NAP-PA), Marcelo Solon, que proferiu uma palestra de abertura contextualizando a 1ª Consocial e os eixos que balizam a conferência. Além da participação do Presidente do Conselho Municipal de assistência, Raimundo Oliveira, que coordenou um dos Eixos-Temáticos de discussão; representando a Câmara Municipal de Vereadores de Cametá, o Vereador Irácy de Freitas Nunes (PT), Diretor da Escola Tecnológica de Cametá-PA, Dorielson Rodrigues Gaia. Contamos também com a participação de Osvaldo Barros (que também coordenou  Eixos de discussão) e Carlos Amorim Caldas, ambos professores da UFPA – Campus Cametá, e Dilermano Tavares que coodenou o o terceiro eixo de discussão .

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 (cem) participantes.  Abaixo alguns dados a partir da aplicação de Formulário de Avaliação:

  1. Relatório encaminhado a CGU: Relatório CONSOCIAL Livre de Cametá-PA
  2. Gráficos: Avaliação_Participantes_Gráficos

Organização do Evento:

Agradecimentos:

 UFPA – Campus Cametá-PA   

 

Grupos de discussão (Facebook):

Um P.S. importante: Gostaríamos de agradecer ao Blog do Parente por ter possibilitado o primeiro canal de articulação com Antonio BarrosCoordenador Nacional de Mobilização e Atendimento ao Cidadão da CONSOCIAL, marco inicial para a realização deste evento.

Anúncios