Tags

, , , , , , , , , ,

Eu tenho que aprender a dizer tudo
que eu sinto por você
Eu tenho que aprender
Num desses seriados da tevê (Cinema Mudo, Paralamas do Sucesso)

Já entrando em clima natalino e as listas feitas e refeitas das resoluções pessoais pensei em fazer a minha lista de 10 (dez) filmes para se pensar em meio ambiente e ecologia para recomendar assistir antes que o ano acabe (já que está na moda o tal do fim do mundo, então vamos assistir logo!).

1) No topo da lista (Imperdível. Imprescindível): “Mataram a Irmã Dorothy” (They Killed Sister Dorothy, 2008).

O corpo caído na estrada em Fevereiro de 2005 revela a triste constatação dos resultados de grilagens de terra no Pará e na Amazônia. Não é a primeira morte e certamente não será a última. O documentário traz à tona bastidores do julgamento e questiona as razões dos assassinatos decorrentes dos conflitos agrários e do importante legado dos ativistas ambientais na região.

Vejam o trailer:

2) Wall-E (2008): Um dos melhores desenhos animados que já assisti. O robozinho é um Chaplin. Sem sequer um diálogo na maior parte do filme consegue transmitir tantas informações só vistas no cinema mudo dos anos 30. Nos alerte para o destino do lixo e nossa “irracional” dependência da tecnologia, como esta combinação afeta nossa qualidade de vida e como lidamos com os problemas ambientais.

3) Alimentos S.A (Food, Inc. 2008): Você é o que você come. Esta a firmação pode até soar como ofensa depois que se vê este filme. Como dizia minha bisavó Masi: “Cuidado com a letra miúda!” O filme levanta questões sobre consumo e o desconhecimento do consumidor sobre aquilo que consome. Os hábitos alimentares estão sendo balizados pela velocidade do mercado e praticidade dos tempos modernos.

4) A Última Hora (The 11th Hour): “O tempo não para”, já dizia Cazuza. Até quando poderemos usufruir (explorar seria a palavra mais exata) dos recursos naturais da Terra? O quanto ela suportará? Até quando? A atitude humana parece não colaborar e o Tempo é indiferente às nossas necessidades e anseios.

5) Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007): Com uma trilha sonora e uma fotografia primordiais o filme mostra nosso personagem diante da inconformidade com as pressões sociais e o desejo de uma vida realmente livre. Pergunto: seria possível? Mais do que uma viajem pela natureza selvagem do país, trata-se de uma viajem interior. “Conheça-te a ti mesmo” (Platão).

Reserve um tempo para você. Para assistir. Para compartilhar.

Publicado Originalmente no Blog Diário do Verde (http://diariodoverde.com/5-filmes-antes-do-fim-do-ano/)

Anúncios