Tags

, , , , , , ,

Semana do Assistente Social em Cametá-PA

06 à 08 de Maio de 2013

Auditório da UFPA – Campus Cametá-PA

2013-trabalhadora

Instituto ARVORESER estará promovendo o VI Seminário em Homenagem a Semana do Assistente Social/ 2013, com apoio e participação de representantes do Conselho Regional de Serviço Social – 1ª Região (CRESS-PA). Com o objetivo de difundir e discutir o tema da campanha deste ano, articulada à prática e formação dos profissionais da região tocantina.

“Quando se fala em exploração do trabalho, é comum associar o termo à ausência de direitos trabalhistas e até mesmo ao trabalho escravo. Mas na lógica do capital, a exploração da classe trabalhadora se dá não só da forma escancarada como nos exemplos acima, mas também de forma perniciosa, por meio de discursos que alienam e desmobilizam trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil.
O tema “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”, definido no 41º Encontro Nacional, em 2012, reafirma o compromisso do Conjunto e de assistentes sociais, enquanto trabalhadores e trabalhadoras, com as lutas históricas da classe trabalhadora e contra as ações que procuram inibir, obstaculizar e coibir suas formas de resistência e de organização coletiva. 
Diariamente, assistentes sociais e outras trabalhadoras do Brasil se veem obrigadas a serem “polivalentes”, como as instituições empregadoras impõem, com jornadas triplas de trabalho, exercendo múltiplas funções, mas recebendo salários insuficientes para uma vida digna. 
Assistentes sociais e outros trabalhadores brasileiros são chamados de “colaboradores”, mas ao final do mês percebem que não receberam nada em troca; que quem lucrou foram somente as pessoas que controlam as instituições empregadoras, ou em uma linguagem mais próxima da classe trabalhadora, o “patronato”.
Por isso, o tom da temática do 15 de maio ultrapassa a ideia de comemoração ou de visibilidade ao serviço social no período. Como nos anos anteriores, expressa o posicionamento político de uma categoria que há mais de 30 anos vem defendendo: “chega de exploração”. 
“Urge lutarmos contra a exploração do trabalho e por melhores condições e relações de trabalho para a toda a classe trabalhadora e, principalmente, assistentes sociais, que vivenciam entraves e limites institucionais que expressam o modo de agir do Estado nas respostas às expressões da ‘questão social’, por meio de políticas sociais focalizadas e o modo como os indivíduos são tratados pelo sistema do capital, diante das respostas às suas necessidades e projetos de vida”, afirmou a coordenadora da Comissão de Comunicação e presidente do CFESS, Sâmya Ramos. 
Os CRESS e Seccionais em todo o Brasil já estão organizando eventos para as comemorações no mês de maio. Informe-se junto ao seu Regional sobre a programação e participe!” (Texto extraído do site do Conselho Federal de Serviço Social)

capture-20130404-134157-crop

Participem da Semana do Assistente Social!

  • Período: 06 à 08 de Maio de 2013
  • Horário: 18h
  • Local: Auditório da UFPA – Campus Cametá-PA.
  • Inscrições:
      1. No local (a partir de 22/04/2013 no Local ou no dia do evento)
      2. Por Email (Informar: Nome Completo, Escolaridade/ Formação, Vínculo Institucional) com o Título/Assunto: “Semana do Assistente Social 2013 – Cametá-PA“, para o email do Instituto ARVORESER (institutoarvoreser@gmail.com)
          • Ex:
              • Nome:__________________________________
              • Escolaridade/ Formação:_____________________
              • Vínculo Institucional:________________________

Importante: Faça um Gesto Solidário! No ato da inscrição ou nos dias do evento Doe um Brinquedo ou um Livro Infantil! Os donativos serão distribuídos às crianças de comunidades em nosso município.

Programação:

1º Dia: Abertura

    • Palestra de Abertura com Agostinho Soares Belo (Presidente do CRESS 1ª Região)

2º Dia: Experiências em Debate:

      • Palestrantes Convidados (Assistentes Sociais)
        • •Alessandra Sena (Núcleo Valorizar – SEMED)
          •Adriane Goreth (CRISMC – SMS)
          •Caroline Miranda (INSS – Agência Cametá-PA)
          •Inês Xavier (Regulação/TFD – SMS)
          •Márcia Xavier (Regulação/TFD – SMS)

3º Dia: Palestra Tema – “Sem Movimento Não Há Liberdade”.

    • Palestrante: Marlene do Socorro Corrêa Monteiro (Vice-Presidente do CRESS 1ª Região)

*OBS: Post Retificado em 03/05/2013.

Anúncios