Tags

, , , , , , , , , , , , , ,

violcriancapq

Neste mês de Abril realizamos uma palestra para pais, mães e responsáveis de crianças e adolescentes do município de Cametá-PA, que participam do Programa de Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), na E. M. E. F. Valda Valente, bairro Primavera.

O tema da palestra reforça o trabalho da Cáritas Brasileira no município através do PIAJ. O qual tem por principal objetivo “mobiliza crianças, adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade social para a promoção e defesa de seus direitos, por meio de atividades educativas com enfoque no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)“.

Bem como promover o protagonismo infanto-juvenil, estimular a participação política de adolescentes e jovens em fóruns da sociedade civil, grêmios escolares, entre outros movimentos sociais, destacando o incentivo ao desenvolvimento de campanhas de enfrentamento à violência, à exploração sexual e ao tráfico de crianças.

A palestra integra-se às ações  e discussões (debates) sobre o Voto Adolescente, o Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual e a Participação na Gestão de Políticas Públicas, contra a redução da maioridade penal.

Segundo  Cáritas Brasileira “O conjunto destas ações está justificado a partir das demandas apresentadas pelos indicadores sociais que apontam situações de vulnerabilidade social e violações dos direitos humanos envolvendo infância, adolescência e juventude no Brasil.

Deste modo, o PIAJ objetiva “garantir o princípio da proteção integral às crianças, adolescentes e jovens com distintas e contextualizadas metodologias e perspectivas, fortalecendo as comunidades e os grupos de crianças, adolescentes e jovens, enquanto protagonistas e promotores da construção de uma sociedade justa, humana e solidária”.

Durante a palestra foi realizada um Pequena Enquete, a respeito de opinião sobre castigo corporal como “dispositivo educacional”. A enquete foi baseada no material Palmada Já Era?” e “Vozes da Brava Gente Brasileira“.

No referido momento contamos com a participação de aproximadamente 50 (cinquenta) pessoas. Hoje o PIAJ em Cametá-PA conta com algo em torno de 100 crianças e adolescentes, que participam de atividades várias, como capoeira, futebol, dança, musicalização, etc.

As estatísticas e Slides da Apresentação:


Anúncios