Tags

, , , , , , ,

18_flor

18 de Maio – Dia de Luta

“A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) – presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional – o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.” (FonteComitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes).

Audiência Pública

No dia 16/05/2012, ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Cametá-PA uma Audiência Pública sobre o Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e AdolescentesA audiência faz parte de uma série de ações que ocorreram no município de Cametá-PA durante esta semana visando a divulgação e discussão do tema do Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Estiveram presentes na Audiência o Sr. Osvaldo Barros, Vice Prefeito de Cametá-PA; o Juiz de Direito da Comarca de Cametá, Sr. José Godinho; Secretário Municipal de Assistência Social, Sr Raimundo Epifânio; os Assistentes Sociais: Adriane do Carmo (Coordenadora do Centro de Referência Integral à Saúde da Mulher e da Criança – CRISMC) e Raimundo Oliveira (Centro de Referência Especializado de Assistência Social –CREAS); Mirene barros, coordenadora do Núcleo Valorizar; D. Jesus Maria (Diocese de Cametá); Suzana Sanches (CONDAC) e Sirley (Conselho Tutelar).

Audiencia_Publica_18Maio_page

Audiencia_Publica_18Maio_page1

Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

E na manhã deste sábado, 18 de Maio de 2013, a sociedade civil mobilizou-se e organizou-se em uma caminhada percorrendo as principais ruas e avenidas do município.

18_de_Maio_Caminhada_page

18_de_Maio_Caminhada_page1

Anúncios